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Mautic: saiba o que é e como usar essa ferramenta

O Mautic é uma ferramenta Open Source (código aberto) gratuita de automação de marketing, o que não significa que não há custos — você verá mais adiante. De acordo com o site oficial, ela foi criada para promover igualdade, uma vez que as outras ferramentas de automação de marketing eram vendidas no modelo SaaS (Software as a Service) e cobravam uma mensalidade maior. Quer entender melhor como ele funciona? Continue a leitura!

O que é automação de marketing?

Se você ainda está começando a aprender sobre as ferramentas de marketing e quer conhecer o Mautic, primeiro precisa entender sua essência, que é ser uma ferramenta de automação.

A automação de marketing é o uso da tecnologia para automatizar as ações e reduzir o esforço e os custos para se atingir objetivos. Algumas ações mais simples de automação são muito conhecidas, como o agendamento dos posts das redes sociais. No entanto, ela vai muito além e pode ajudar a sua empresa a gerar clientes potenciais em larga escala, de modo mais personalizado.

O que é possível fazer por meio do Mautic?

Um grande diferencial do Mautic é conseguir realizar ações realmente poderosas para a sua estratégia sem as limitações de outras ferramentas que cobram, muitas vezes, por quantidade de leads, tem limites bem restritos nos envios de e-mail e outros fatores. 

Normalmente, nas plataformas de automação, para conseguir realizar as ações que você pode fazer no Mautic, é preciso pagar bem caro. Veja abaixo alguns exemplos.

Comunicação em diversos canais

Com o Mautic você consegue usar mensagens personalizadas em muitos canais como o e-mail, SMS, Push Notification, Social Media e no site (pop-up, mensagens em tela cheia e barras de informação).

Quando você realiza as comunicações, consegue coletar dados e verificar em quais canais a sua estratégia se saiu melhor. Você também pode perguntar para o usuário em qual canal ele deseja receber as comunicações e o volume de mensagens que gostaria de receber (semanais ou mensais). Por fim, ainda permite que ele dê uma pausa no recebimento e, durante este período, nenhuma informação é enviada.

Gestão de leads

É possível importar e exportar contatos, além de criar e editar campos, comentários, filtros e ainda manter um histórico para saber por qual processo aquele lead passou. Você consegue inserir ainda segmentos, categorias e tags nos leads. Tudo para que, no futuro, possa tomar as decisões baseadas em dados e com total personalização.

Lead Tracking

Quer saber quem abriu seu e-mail, para qual página ele foi, em quais se cadastrou e pontuar os leads de acordo com as ações que ele realizou? Com o Mautic você pode. Ele mantém um histórico completo do lead e você instala um código em seu site para permitir a integração de informações para rastrear os dados.

Nutrição de Leads

Imagine que um usuário do seu site se cadastrou em uma campanha para saber mais sobre determinado serviço ou produto. Você consegue coletar o lead categorizado e programar para que ele receba informações específicas sobre aquele produto ou serviço de interesse.

É possível escolher uma frequência, por exemplo: disparar o primeiro e-mail 2 dias após o cadastro, outro após mais 3 dias, um e-mail para caso ele não abra um anterior, outro para caso ele baixe o material e ir monitorando cada interação do lead com o seu conteúdo.

Pontuação de Leads

Um dos desafios do setor comercial é saber o momento certo de entrar em contato com o lead. Será que é assim que ele baixa um e-book da empresa? A resposta é não. Muitas vezes, o lead que baixou um conteúdo acabou de conhecer a sua empresa e não está preparado para realizar a compra. Ao realizar o contato, você pode acabar espantando ele.

Por isso, no Mautic você conta com a possibilidade de atribuir pontos conforme a ação que ele realiza. Então, você programa a ferramenta para que, quando o lead atingir determinada pontuação, ele seja enviado a um de seus vendedores, pois já está qualificado.

Você é quem vai determinar a pontuação limite. Se você estabelecer que 30 é o limite, por exemplo, quando fizer uma landing page em que o CTA seja entrar em contato com o vendedor, já pode atribuir 30 pontos instantaneamente. No entanto, se a ação for baixar um material, pode estabelecer uma pontuação de 5, depois enviar um e-mail que vale 10 caso ele abra e assim por diante.

Criação de landing pages

Para captar leads você precisa criar campanhas estratégias que contam com uma landing page. No Mautic você pode fazer esse processo no criador de landing page usando templates que permitem a personalização das páginas rapidamente.

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Criação de formulários

Se você prefere criar a landing page no seu site, também pode. Depois você consegue criar um formulário dentro do Mautic, gerando o html para inserir na página. Os leads que se inscreverem por ali serão enviados diretamente para o Mautic.

Você pode customizar os campos dos formulários, escolhendo o que será solicitado, se será obrigatório ou não e muitas outras opções. Ele ainda permite que os formulários façam parte de uma campanha ou sejam autônomos.

Integração com ferramentas

É possível integrar o Mautic a uma infinidade de ferramentas como: Pipedrive, Agendor, Gmail, Mailchimp, HubSpot, Facebook e muito mais. A Pluga é uma empresa que oferece a instalação facilitada de mais de 50 ferramentas ao Mautic e pode te ajudar nessa tarefa.

Relatórios e Dashboards

No Mautic você pode configurar widgets que mostram os resultados das campanhas em tempo real, além de criar relatórios detalhados para verificar o comportamento do contato, o engajamento, os resultados dos envios de e-mail e muito mais.

Vantagens do Mautic

Ao realizar todas essas ações que já mostramos acima, você consegue obter uma série de vantagens no seu plano de marketing digital. Entenda melhor a seguir.

Preparar o lead para a compra

Existem muitos motivos pelos quais os leads ainda podem não estar preparados para comprar. Eles podem estar sem recursos naquele momento, ter outras prioridades ou ter adquirido uma solução parecida com a sua e não perceber ainda que tem um problema.

Se você não mantiver um contato com esse lead, pode acabar perdendo ele para a concorrência. No entanto, se você nutri-lo com informações até que ele esteja preparado, pode realizar a venda com mais facilidade ainda.

A automação permite que você envie e-mails personalizados de maneira que esse relacionamento seja feito com eficiência e sem muitos esforços.

Fluxo mais eficiente no funil de vendas

Já se sabe que um número muito pequeno que entra no seu funil de vendas de fato chega ao final e realiza a compra. Só que muitas empresas não chegam a tratá-los, direcionando eles para a conversão. Com a automação você consegue movimentar o funil, otimizando o fluxo e gerando mais conversões por meio da qualificação dos leads.

Ainda não sabe o que é um funil de vendas? Confira aqui.

Menos trabalho para o marketing

Já imaginou ter que ficar mandando e-mail por e-mail, aguardando uma resposta sem saber se aquele lead chegou a clicar no conteúdo que você enviou? É um processo às cegas e muito trabalhoso. Quanto mais trabalho a sua equipe passa desenvolvendo uma tarefa, maiores são os custos que você tem para realizar uma venda. Automatize e veja como terá mais produtividade, já que a equipe poderá focar em tarefas de maior valor agregado.

Mais produtividade para o time comercial

Se o seu lead já recebeu todas as informações sobre o produto que você está oferecendo, no momento da venda o time comercial precisará de muito menos tempo para realizar a conversão. A ferramenta fará o trabalho em escala, os leads ficam qualificados e seus vendedores ganham mais produtividade.

Clientes mais satisfeitos

O ideal para as empresas é vender para clientes que podem ser beneficiados pelas soluções oferecidas. Quando eles sabem o que esperar e como usar seu produto ou serviço, as chances de se sentirem satisfeitos com os resultados são muito maiores. Além disso, eles passam a enxergar o valor que a sua empresa pode proporcionar a eles.

Desvantagens do Mautic

Nada é perfeito e por aqui nós gostamos de ser muito sincera quanto às limitações do que oferecemos. O Mautic é uma ferramenta realmente incrível, mas ela é mais difícil de administrar para quem não entende de automações. Por outro lado, você encontra conteúdos super completos que ensinam a usá-la. O ponto é: tem que gostar de aprender e vencer desafios.

O canal Curso em Vídeo disponibiliza um curso em que ensina todo o processo, desde a instalação, configuração, até o uso de cada funcionalidade:

Outro ponto importante é entender que o Mautic tem custos. Apesar de ser uma ferramenta Open Source, você vai precisar hospedá-lo em um servidor. Nós já tivemos problemas com servidores antes, por isso, atualmente usamos e escolhemos um de confiança, além de também fornecê-lo aos nossos clientes.

Outra opção é pagar para a Acquia, empresa dona do Mautic, um valor mensal para usar os servidores deles, mas o valor em dólar pode acabar te desmotivando: U$500/mês.

Conosco você pode contratar o serviço completo: a hospedagem da ferramenta, configuração e uso. Sendo que sua parte será desenvolver conosco as melhores ideias de campanhas de acordo com os seus objetivos e nós cuidamos do restante, entregando relatórios de acompanhamento para que saiba a eficiência da estratégia.

Ficou interessado? Entre em contato para que possamos conversar e entender suas necessidades!

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