Gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: como obter bons resultados?

Nos últimos meses vimos um aumento muito grande na procura por serviços de gestão de redes sociais e não podia ser diferente. Com a pandemia, muitas empresas aceleraram sua entrada nas mídias digitais e compreenderam que, ou caminham junto com a inovação ou ficarão para trás mais rápido do que imaginavam.

Porém ainda existem muitas dúvidas acerca desses serviços. Afinal? Como gerar conteúdo que gere engajamento, fidelize clientes e converta os leads em clientes? Hoje trouxemos dicas muito valiosas sobre este tema e, se você está investindo ou pretende utilizar as redes sociais em sua estratégia de marketing digital, sugerimos fortemente a leitura!

Crie a persona

Temos que começar do começo (sim, um pleonasmo) mas é importante. Se você ainda não tem uma ou mais buyer personas, pode correr o risco de criar conteúdos sem uma direção estratégica e, com isso, enfiar os pés pelas mãos.

Planejar o conteúdo das redes sociais requer que você compreenda as necessidades e objetivos dos seus clientes. Requer também uma análise para dentro do seu negócio, para perceber como a sua empresa pode ajudar a satisfazer essas necessidades. A persona é parte importantíssima disso. Confira um conteúdo sobre o tema e aprenda a construir a sua!

Faça a sua identidade visual

Muito além do logo, a identidade visual contempla diversos aspectos que ajudam a transmitir a essência da sua empresa. A paleta de cores, fontes utilizadas, estilos de imagens, tudo isso reflete no final.

Sobretudo em redes visuais como o Instagram e o Pinterest, as imagens precisam ter um aspecto único, que mostre a identidade da empresa. Afinal, quem não reconhece o MC Donalds só pelo grande M amarelo? Ou o roxo do Nubank?

Repare nos feeds do Instagram dessas empresas:

Reprodução Instagram @nubank

Reprodução Instagram @mcdonalds_br

As cores, as fontes, o estilo de imagens, possuem uma coerência e uma harmonia que, de longe, você consegue perceber de onde são os posts. É este o poder da identidade visual.

Planeje os temas

Já vi algumas pessoas criando conteúdos “conforme as ideias vêm” e lhes digo: a longo prazo isso pode ser um problema. O ideal é estabelecer alguns temas mais gerais que sejam de interesse da sua persona e que também estejam de acordo com a sua estratégia.

Dentro deles, você pode criar categorias e até determinar dias e horários para realizar as postagens de cada tema. Isso é interessante, pois possibilita que você teste quais temas despertam mais interesse no seu público e, de acordo com os resultados, investir mais neles.

Além disso, o planejamento de tema evita que você precise se desesperar caso tenha esquecido alguma data comemorativa ou evento importante para o seu setor. Afinal, quando estiver realizando o planejamento, pode checar essas informações.

Adapte o conteúdo conforme a rede social utilizada

Cada rede social possui sua própria particularidade. Utilizar a linguagem do YouTube ou do Twitter no LinkedIn e vice-versa, pode ser uma catástrofe. É preciso conhecer as ferramentas, o público que está nela e até verificar a necessidade de investir em conteúdo para aquele canal.

Enquanto uma loja de decoração pode lucrar com o Pinterest, por exemplo, um restaurante não precisa estar lá. Apesar do exemplo óbvio, isso se aplica com mais especificidade a outras redes. Por isso a importância de um estudo prévio de objetivos e de persona.

Utilize uma ferramenta de agendamento das postagens

Se você não está acostumado com os serviços de gestão de redes sociais, pode até se perguntar como aquela empresa famosa publica 3 a 4 vezes por dia nas redes sociais. A verdade é que são utilizadas ferramentas de gestão de redes sociais que ajudam MUITO em vários aspectos.

Além de poder programar os posts para as datas e horários que precisar, elas também oferecem outras facilidades, como a análise de dados, bem mais completa do que a oferecida pelas próprias redes.

Acompanhe os resultados e otimize as estratégias

Posts agendados, o trabalho acabou, né? Com certeza NÃO. Você também vai precisar analisar seus resultados, entender como seu público está reagindo a cada publicação, em quais horários ocorrem mais interações, coletar dados como idade, gênero e outras informações que possam impactar nos futuros planejamentos.

Com esses dados em mãos, passe a otimizar a estratégia todos os meses e registre os avanços. Esses registros podem nortear o planejamento caso você precise passá-lo para outra pessoas auxiliar na produção de conteúdo. É como um histórico dos avanços que você fez até então.

Contrate uma empresa de gestão de redes sociais

Sem dúvidas a boa gestão de redes sociais dá trabalho. É por isso que existem empresas que fornecem esses serviços. Aqui vale uma ressalva: alguns profissionais oferecem a gestão de redes sociais a valores bem baixos. Mas é importante compreender que elas demandam conhecimento em design, produção de conteúdo e também de otimização de estratégias de marketing digital.

Nem sempre alguém que oferece serviços com custos menores tem conhecimento sobre todos esses aspectos e o resultado é uma estratégia que não funciona. Já tivemos casos em que o cliente teve que refazer completamente suas redes sociais, perdendo todo o investimento em tempo e dinheiro que foi feito, pois a pessoa contratada não tinha os conhecimentos necessários.

1nic Digital: planos e valores de gestão de redes sociais

Aqui na 1nic nós somos uma equipe e cada uma de nós temos conhecimentos específicos que juntos resultam em uma gestão de redes sociais bem planejada e com ótimos resultados, além de (modéstia a parte) um design incrível. Conheça nossos planos base:

Planos Redes Sociais
Não informamos preços antes de termos uma conversa, justamente porque cada empresa possui uma necessidade diferente e costumamos criar pacotes personalizados de acordo com as necessidades e verba disponível de cada uma delas. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento!

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