home office

Desafios do home office: como vencê-los?

Com a necessidade do isolamento e muitas pessoas trabalhando em casa, vivo lendo posts sobre o quanto o home office passará a ser mais valorizado. O que, de fato, é verdade. Porém, poucas pessoas estão falando sobre os desafios de trabalhar em casa e como lidar com eles.

Sim, nem tudo são flores. Existem diversas dificuldades quando se trabalha dessa forma. Eu vivi por anos essa experiência e encontrei algumas maneiras de lidar com os obstáculos. Quero compartilhar com vocês, espero que ajude!

Procrastinação

Tão falada, tão lembrada, tão temida, a procrastinação é realmente um problema no início. O fato de estar em casa sem ninguém “supervisionando” o seu trabalho, oferece tentações variadas.

Responder as mensagens no WhatsApp, dar aquela olhada de leve no Facebook e porque não parar o trabalho para lavar a louça, arrumar a casa ou qualquer outra coisa que te leve para longe do trabalho que está fritando a sua cabeça?

Eu precisei de muita ajuda para acostumar a trabalhar home office. Até dei dicas de aplicativos que me ajudaram muito em outro post. Hoje já é mais fácil, parece que o cérebro vai compreendendo que você precisa trabalhar naquele horário e você passa a levar a rotina facilmente.

Até que isso aconteça, use os aplicativos, coloque uma playlist que te proporcione foco, evite ficar em ambientes com outras pessoas da sua casa e faça com que todos compreendam que você está trabalhando — o que nem sempre é fácil. Mas saiba que há luz no fim do túnel.

Falta de disposição

Se você é do time que aproveita que não vai precisar se locomover para dormir até mais tarde, saiba que isso pode te atrapalhar. Quando acordamos, ainda estamos despertando e preparando para um dia de trabalho, ainda que seja home office.

É importante ter a rotina de tomar café da manhã, se possível tomar um sol na janela ou no quintal, apreciar o dia, tomar um bom banho, fazer exercícios (em casa), meditar, o que você preferir.

Parece chato ter que acordar e fazer tudo isso, né? Mas acredite, faz toda a diferença para ter mais disposição e melhora até o sono depois, uma vez que você gasta energia, dorme mais cedo e consegue acordar mais cedo e descansado. Além dos diversos benefícios de se exercitar e comer adequadamente.

Dificuldade de comunicação com a equipe

Antes você virava para o lado, ou andava alguns metros, e conseguia tirar a dúvida em dois minutos. Agora é preciso fazer uma ligação ou mandar uma mensagem e ainda tem aquele medo de estar incomodando ou atrapalhando a pessoa, afinal, você não sabe o que ela está fazendo no momento.

A comunicação no home office realmente é um desafio. Porém, o primeiro passo é que todos compreendam que, mais do que nunca, ela é necessária. Da mesma forma que você tem dúvidas sobre algum processo, seu colega de trabalho também tem. A colaboração é palavra-chave para o sucesso da equipe.

Só é preciso ter bom senso e não chamar em horários fora do expediente. Além disso, não faça o oposto e chame sempre que se deparar com um desafio. Muitas vezes, uma dúvida pode ser solucionada com uma pesquisa no Google, o que te faz ganhar tempo e não desfoca o outro do trabalho dele.

Não encontrou a resposta? Nada de ficar quebrando a cabeça sozinho! Mande mensagem, e-mail, solicite uma reunião, o que for preciso. Só não deixe os prazos estourarem sem necessidade, nem prejudique a sua produtividade por bobagem.

Autogerenciamento

Se você sempre trabalhou em uma empresa tradicional, com um superior te dando ordens e você precisando apenas cumpri-las, pode ser difícil não ter ninguém para tomar as decisões quando é necessário. Muitos líderes também sentem dificuldade de motivar a equipe e liderar a distância e está tudo bem.

São novos processos, novas maneiras de lidar com as situações. Vai demorar um tempo até que você encontre paz no caos, mas você conseguirá. Estipule suas próprias metas, comece a gerenciar você o seu tempo e o seu trabalho e entenda que erros podem acontecer.

Importante: cuidado com a cobrança excessiva

Passamos por tempos difíceis e é normal sentir-se ansioso, inquieto, com falta de foco. O home office já tem desafios e, aliado a preocupação com a pandemia global, eles acabam se multiplicando.

Entenda que nem todos os dias você será extremamente produtivo, descanse e tente criar hábitos que ajudem a amenizar a solidão Pode ser uma chamada de vídeo ou uma ligação com amigos/família, assistir uma série ou meditar.

Também é necessário procurar por ajuda caso precise. Existem diversos psicólogos voluntários e até empresas que estão disponibilizando auxílio psicológico gratuito. Não há vergonha em pedir ajuda, há força em mostrar que deseja enfrentar e lidar com a situação.

Desejo a todos que consigam lidar com os desafios do home office, do isolamento e de todas as questões que ocorrem neste momento. Muita luz e vamos continuar fazendo o melhor que podemos para manter a nós e a nossa família com saúde física e mental!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba dicas, Informações e novidades sobre marketing digital

Contato

E-mail: contato@1nicdigital.com.br
Nos acompanhe nas redes sociais
WhatsApp