Case de Sucesso: Canada Ponto

A Canada Ponto é uma empresa sediada em Ottawa, no Canadá. É um cliente antigo, que começou com conteúdo para blog e SEO e obteve tantos resultados legais que em 2020, aumentou o escopo. Passamos a produzir redes sociais, newsletters, campanha de captação de leads com e-book e muito mais.

Aumentamos as curtidas e o engajamento nas redes sociais, geramos acessos ao site por meio do tráfego orgânico e nutrimos os leads com newsletters. Isso resultou em ainda mais resultados para o cliente. Quer saber mais sobre esse case? Acompanhe abaixo!

Aumento do tráfego por meio dos conteúdos do blog com SEO

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa no marketing digital, apesar de obter resultados a longo prazo, ele pode trazer tráfego para seu site de modo que as pessoas consigam encontrá-lo por meio dos buscadores, como o Google.

A grande vantagem é a possibilidade de conquistar esse tráfego constantemente, sem a necessidade de investir sempre em anúncios pagos a todo momento, tornando-o um investimento acessível a empresas de qualquer porte.

Quando o seu site se posiciona bem nos resultados das pesquisas de forma orgânica, você precisa apenas manter um monitoramento, continuar a aperfeiçoar as estratégias, atualizar os conteúdos mais ranqueados e obter cada vez mais retorno.

A estratégia

Quando a Canada Ponto chegou até nós, eles não tinham muito conteúdos no blog, apesar de já terem um trabalho inicial de marketing nas redes sociais. Concordamos em postar 4 conteúdos por mês (um por semana), no blog. A divulgação do conteúdo seria feita via redes sociais e, recentemente, implantaram também uma newsletter.

Para planejar os temas do conteúdo, eu faço uma pesquisa pelas palavras-chave e de temas que interessam as personas da empresa. Após a pauta finalizada, envio para aprovação e com tudo planejado e aprovado, construo artigos de acordo com as boas práticas de SEO.

Realizo a publicação de conteúdos também no Instagram, Facebook, Twitter e, recentemente, passamos a divulgar no LinkedIn. Com isso, também conseguimos aumentar o tráfego para o site e para os artigos publicados.

Os resultados

Separei alguns números do Google Analytics e do SEMrush que demonstram a evolução dos resultados. Vale ressaltar, que a Canada Ponto não costuma fazer anúncios no Google Ads, apenas impulsionam alguns posts nas redes sociais. Olha só os resultados que nós obtivemos:

Ranqueamento de palavras-chave (2018 – 2021)

Com as estratégias sendo otimizadas constantemente, conseguimos aumentar cada vez mais o ranqueamento de palavras-chave. Abaixo você consegue observar os resultados do tráfego.

 

 

São 3,2 mil palavras-chave ranqueadas com cerca de 10,9 mil visitas ao site todos os meses, de acordo com o SEMRush. O custo deste tráfego, caso eles fossem fazer anúncios, seria de R$5,3 mil mensais! Nosso pacote é bem mais modesto que isso…

Abaixo você vê a tendência de ranqueamento,  tem flutuações que ocorrem por conta de atualizações do Google ou mesmo eventos inesperados (como a pandemia), mas está subindo constantemente. É lindo, né?! Só no TOP 3 do Google (as três primeiras colocações da página, que são as mais acessadas) temos 70 termos ranqueados.

Snippets em destaque

Nós conquistamos o primeiro lugar no Google em diversas palavras-chave. Inclusive, obtivemos os desejados snippets em destaque, que são aquelas caixas que ficam em evidência na resposta do Google. Se você buscar por “como renovar o visto canadense” este será o resultado:

 

Isso sem contar as diversas palavras-chave na primeira página do Google.

Dicas:

  • A velocidade de aparecimento dos resultados variam muito de acordo com as estratégias aplicadas. É preciso haver um alinhamento das estratégias orgânicas e pagas, além de um site bem desenvolvido.
  • Caso queira obter resultados rápidos, pode ser realizado um trabalho conjunto com anúncios pagos para “decolar” o site/blog no início.
  • Com relação ao conteúdo, normalmente, recomendo de 2 a 3 postagens semanais, além de produção de materiais ricos como e-books, vídeos, infográficos. Tais conteúdos serão utilizados com landing pages para captação de leads.

Entretanto, cada caso precisa ser analisado separadamente, por conta das especificidades de cada empresa e também de seus respectivos objetivos.

Redes Sociais

Nós iniciamos as publicações em junho de 2020. Veja o antes e o depois:

Antes:

case canada ponto

Depois:

Nós padronizamos a identidade visual, inserimos o azul para que as cores não se limitassem a vermelho, branco e cinza, além de criarmos um padrão de postagens. O objetivo é que, qualquer pessoa que role a timeline, saiba que aquele é um post da Canada Ponto.

Newsletters

A empresa já tinha uma base de leads, mas não tinha um planejamento fixo para o compartilhamento de conteúdos. Nós fizemos o planejamento, a produção de conteúdo e o disparo dos e-mails, além de relatórios que indicavam resultados de testes A/B, taxa de abertura, entre outras informações relevantes para a produção dos próximos e-mails. 

Exemplo de newsletter

Campanha de captação de leads

Também criamos uma campanha de captação de leads. Em troca de um e-book, o visitante deixava os dados e aceitava fazer parte da base de leads da empresa. Fizemos o planejamento da campanha, além de todos os conteúdos incluindo e-book, landing page, e-mail de agradecimento, anúncios para Instagram, Facebook e Google.

Capa do e-book

Quer ser o próximo case de sucesso? Entre em contato conosco para que eu possa ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu blog e obter os benefícios que são consequências dessa estratégia!

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