As imagens são grandes aliadas na estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, é importante saber que imagens também são protegidas por direitos autorais e, por isso, você não pode simplesmente ir no Google Imagens, no Instagram ou no blog/site de alguém e utilizá-las.
Isso é crime passível de indenização e todo cuidado é necessário. O ideal é usar imagens com autorização e de acordo com o tipo de licença. Em bancos de imagens grátis você encontra diversas imagens que podem ser utilizadas, inclusive para fins comerciais. Algumas exigem crédito e outras não.
Eu sei que existem muitos artigos com 500 opções de bancos de imagens grátis em português e inglês por aí, mas eu separei as 10 melhores opções que eu testei e aprovei aqui para vocês. Afinal, melhor qualidade do que quantidade, não é mesmo? Confira!
Bancos de imagens grátis em português
1. Pixabay
O Pixabay é um banco de imagens grátis em português, embora sua versão oficial seja em inglês. As imagens são gratuitas e você pode baixa-las com ou sem cadastro. No entanto, recomendo que faça o cadastro para realizar o download sem precisar ficar marcando “Não sou um robô”.
2. Pexels
Outro site que uso bastante é o Pexels. Ele também não precisa de cadastro e você pode escolher as resoluções existentes e até baixar em uma dimensão personalizada. São várias opções e as imagens são de boa qualidade.
3. Freepik
O Freepik não é completamente gratuito, pois ele limita dois downloads gratuitos por dia, mas ele quebra um galho, principalmente quando se trata de vetores e ícones. Há uma grande variedade disponível e pode salvar aquela arte que você quer complementar, mas não entende muito de ilustração.
4. Burst
O Burst é relativamente novo e eu só conheci a pouco tempo, mas também recomendo. Esse banco de imagens grátis em português pertence à plataforma de e-commerce Shopify e conta com inúmeras imagens em alta resolução.
5. Vecteezy
A Vecteezy é um banco de imagens grátis em português que recebe contribuição de profissionais de todo o mundo. Lá você encontra ícones, elementos, planos de fundo, ilustrações e muito mais. Nem todos são gratuitos e também é preciso ficar atento a quais deles requerem atribuição, mas vale a pena salvar o link para posteriores consultas.
6. Flickr
Apesar de ser uma rede social de fotógrafos, o Flickr conta com bilhões de fotos e algumas delas possuem a licença Creative Commons e podem ser usadas gratuitamente. No entanto, lembre-se de seguir as diretrizes de acordo com a utilização e creditar o autor.
Bancos de imagens grátis em inglês
Se você tem conhecimentos básicos em inglês ou disposição para consultar o Google Tradutor, já pode usar os bancos de imagens grátis que estão em inglês. Apesar de ser necessário fazer a pesquisa em inglês, o esforço vale a pena, pois eles são muito bons e possibilitam o acesso a uma variedade maior de imagens. Conheça as melhores opções abaixo.
7. Unsplash
Totalmente em inglês, o Unsplash tem imagens incríveis e com uma resolução impressionante. Se você criar uma conta, pode adicionar a imagem a uma coleção e acessá-la depois. Isso é bem interessante, pois possibilita que você salve a imagem que gostou, mas que não se adequava ao que você procurava no momento.
8. Dreamstime
O Dreamstime é um dos bancos de imagens internacionais mais acessados. Nele você encontra imagens de baixo custo e gratuitas. A ferramenta de busca conta com opções que permitem fazer buscas avançadas e facilita a escolha.
Confesso que não utilizo muito, pois os anteriores já cumprem bem com a sua função e acabo não precisando pesquisar em outros lugares, mas achei válido falar dele.
9. Picjumbo
Outro site muito bom para baixar imagens grátis e livre de direitos autorais é o Picjumbo. São muitas opções e todas com boa resolução, com o benefício de não precisar fazer o cadastro.
10. FreeRange Stock
À primeira vista, o FreeRange pode parecer um pouco desorganizado, por conta dos anúncios e das imagens do Shutterstock que aparecem e são pagas. No entanto, quando você se acostuma com o layout vale a pena, pois existem várias imagens gratuitas e de boa qualidade, inclusive ilustrações.
Ele exige um cadastro, mas a grande vantagem é que você pode fazer o download em vários formatos, incluindo PIXLR. Também não é necessário dar créditos ao autor.
Estes são alguns dos bancos de imagens grátis em português e inglês e você pode utilizá-los para deixar seu conteúdo incrível sem infringir nenhuma lei (importante, né?).
Quando possível, lembre-se de dar créditos ao autor da imagem, mesmo que o site coloque a ação como opcional. Aquela imagem super legal que você vai colocar nas redes sociais ou no seu site/blog, deu trabalho para ser feita e editada.
Dar créditos não influenciará no resultado que você busca e o autor ainda é estimulado a continuar fotografando. Todos ganham e o ambiente digital se torna mais empático.
Inclusive, utilizar imagens de bancos gratuitos é uma das boas práticas de SEO. Eu escrevi um outro artigo em que listo outras práticas que te ajudarão a otimizar ainda mais sua estratégia de marketing digital!