Um dos maiores desafios de quem cria uma loja virtual é conseguir aumentar o tráfego do e-commerce. Esse é um grande problema, afinal, sem tráfego os produtos não são vistos e a taxa de conversão não aumenta. Criar um blog pode ajudar a reverter ou evitar essas situações, no entanto, para atingir esse objetivo devem ser tomadas algumas atitudes. Continue a leitura e compreenda melhor!
Aumentar o tráfego do e-commerce de forma orgânica
Existem dois tipos principais de tráfego: o orgânico e o pago. Quando você utiliza o Google Adwords para criar um anúncio e paga por ele, você gera o tráfego pago.
Apesar de essa ser uma estratégia eficiente, muitas empresas acabam gastando valores altos ao utilizá-la. Já o tráfego orgânico, é gerado pelas visitas que chegam ao site por meio da pesquisa nos motores de busca, como o Google.
Ele é muito cobiçado por quem trabalha com inbound marketing, pois, além de não ser pago, as chance de um visitante que conhece a empresa por meio de uma busca se tornar cliente são bem maiores.
E como atingir esse objetivo? A resposta é simples: usando boas práticas de SEO. Isso inclui produzir conteúdos com as técnicas adequadas para que o Google considere o seu site como uma boa resposta para determinadas procura.
O que faz totalmente sentido, já que o objetivo do Google é fornecer aos usuários resultados cada vez mais eficientes para cada palavra-chave que é digitada no campo de busca.
Considerando que os artigos são fontes de informações dos mais variados tipos (quando bem escritos), você está dando ao Google exatamente o que ele procura. Inclusive, talvez você tenha chegado até aqui por meio de uma pesquisa também. Pense sobre este processo e você compreenderá que é uma lógica até simples.
Conteúdos que atraem e convertem
Além de aumentar o tráfego do e-commerce, o blog também pode ajudar a educar a sua audiência, muitas vezes oferecendo soluções que elas nem sabiam que existiam. Quer um exemplo?
Digamos que você é um fornecedor de camisetas e comercializa suas peças para pequenas empresas que as estampam e as revendem. Quais seriam as necessidades dessas empresas? Aqui vão alguns temas que poderiam ser trabalhados neste caso:
- Como escolher um bom fornecedor de produtos têxteis
- Quais são os melhores tecidos para estampar camisetas
- Como a escolha de um bom fornecedor pode aumentar o lucro dos revendedores
Os assuntos também podem não ter uma conexão direta com o seu produto e servir apenas para atrair possíveis clientes, como por exemplo:
- Como otimizar o processo de vendas em pequenas empresas
- Dicas para aumentar as vendas de camisetas estampadas no final do ano
E muitos outros assuntos que podem chamar a atenção da sua buyer persona (se você ainda não conhece o termo, indico conferir este post aqui).
Os conteúdos devem ser construídos de acordo com o funil de vendas, que conta com as etapas: atração, conversão, venda e fidelização.
Quando há um planejamento estratégico da criação de conteúdo, é possível levar o cliente aos outros estágios do funil e aumentar muito as chances dele concluir a venda.
A função do fluxo de nutrição no aumento do tráfego
Se você tem um blog com conteúdos que são de interesse da sua persona, pode utilizar a sua lista de leads para enviar conteúdos do blog que possam interessá-la. Esta estratégia é chamada de fluxo de nutrição.
Segmentando a sua lista e enviando os conteúdos de acordo com cada etapa do funil, o usuário que recebe o e-mail e se interessa pode voltar ao seu site e consumir o conteúdo indicado e, com isso, você passa a aumentar o tráfego do e-commerce.
De quebra, ainda há a possibilidade dele optar por adquirir um produto. Essa ação nem sempre é instantânea, mas, quanto mais conteúdo for consumido, maiores são as chances de conversão.
Aumento de autoridade do domínio
Sabe quando eu mencionei que o Google procura sempre melhorar as respostas que aparecem aos usuários? Um dos fatores que ele utiliza para considerar o site um bom resultado é a autoridade do domínio.
Existem diversas formas de aumentar a autoridade e aumentar o tráfego é justamente uma delas. Ou seja, quanto mais seu tráfego aumenta, mais seu e-commerce pode ranquear e trazer tráfego.
Artigos que possuem informações relevantes são mais compartilhados e compartilhamentos geram mais visitas. Está tudo muito relacionado.
Fazer guest posts também é uma opção para conseguir backlinks e aumentar a autoridade. Deu um nó aí? Calma, eu explico.
Guest posts são artigos que você publica em outros sites e que possuem hiperlinks para o seu site. Esses links que estão em outro site, mas apontam para o seu domínio são chamados de backlinks.
Normalmente eles são feitos por meio de uma parceria, pois o outro site também faz um artigo e coloca os hiperlinks direcionados para o domínio dele. É um troca benéfica para ambas as partes.
No entanto, é preciso que o site seja do mesmo segmento que o seu, caso contrário, você até pode aumentar o tráfego do e-commerce, mas atrairá visitantes que muitas vezes não têm interesse em seus produtos e a taxa de rejeição pode acabar prejudicando o SEO.
Se você achou as dicas legais e quer saber mais sobre marketing digital, curta a 1nic Digital no Facebook e no Instagram. Eu sempre compartilho conteúdo novo por estes canais!